Pular para o conteúdo
Voltar

Programa “CGE ORIENTA - Estado Íntegro e Eficaz”

Como parte das comemorações dos seus 40 anos e com foco na função pedagógica de atuação, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) lançou no dia 11/07/2019 o Programa “CGE ORIENTA - Estado Íntegro e Eficaz”.

A ação tem como objetivo a promoção da integridade e do aperfeiçoamento da gestão pública mediante a oferta continuada e direcionada de orientações presenciais a gestores, servidores públicos, empresas com contratos vigentes ou com interesse em estabelecer negócios com o Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

O programa foi estruturado com base no histórico de fragilidades identificadas pela CGE nas atividades administrativas dos órgãos estaduais e com base na análise de informações nas áreas de Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria.

A ação começou a ser executada de forma presencial em setembro/2019. Mas a instituição do programa foi formalizada pela Portaria nº 09/2020/CGE-MT.

A partir do ano de 2020, devido à pandemia do coronavírus, a Controladoria passou a executar o programa de forma online, com transmissões ao vivo pelo canal de Youtube da CGE-MT

Para realizar as lives, a CGE organizou um estúdio audiovisual, com equipamentos e equipe técnica que o órgão já possuía. 

Dessa forma, entre março de 2020 e março de 2021, foram realizadas 10 edições online, com 3.500 participantes ao vivo e mais de 25 mil visualizações no Youtube. 

Alguns dos temas abordados foram: Integridade na Administração Pública, Gestão e Fiscalização de Contratos, Processo Administrativo de Inexecução Contratual, Controle Social nas Ações de Combate à Covid-19, Deveres e Proibições do Servidor Estadual, Organização da Vida Funcional do Servidor Público, Proteção de Dados Pessoais, Transparência, Informações Sigilosas, Tomada de Contas Especial, dentre outros.

Em 18 de junho de 2021, a CGE publicou no Diário Oficial do Estado a Portaria nº 43/2021/CGE-MT, com o cronograma de edições do programa para o segundo semestre do exercício de 2021 em relação a assuntos relativos à Secretaria Adjunta de Auditoria e Controle.