Pular para o conteúdo
Voltar

Empresa Pró-Ética abre inscrições para edição de 10 anos

Doações para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia de coronavírus poderão render pontos extras às empresas
Assessoria | CGU

Inscrições para esta edição estarão abertas no período de 26 outubro de 2020 a 29 de janeiro de 2021 - Foto por: FOTO: Divulgação
Inscrições para esta edição estarão abertas no período de 26 outubro de 2020 a 29 de janeiro de 2021
A | A

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou a edição comemorativa de 10 anos do projeto Empresa Pró-Ética. Realizada em parceria com o Instituto Ethos, a iniciativa fomenta e reconhece boas práticas em organizações comprometidas a com a implementação de mecanismos de integridade. As inscrições para esta edição estarão abertas até 29 de janeiro de 2021. 

O processo de inscrição e o ciclo de avaliação permanecem iguais aos da edição anterior, quando foi estabelecida a periodicidade bianual para o projeto. A empresa deve solicitar acesso ao sistema, preencher o Relatório de Perfil e o Questionário de Avaliação e enviá-los juntamente com os documentos comprobatórios das respostas. 

Acesse: Regulamento, Questionário de Avaliação e Documento Orientativo 

A principal novidade desta edição é que foi incluída a possibilidade de se conferir até três pontos extras às empresas que contribuíram por meio de doações para ações de enfrentamento da crise econômico-social gerada pela pandemia de coronavírus.  Os pontos serão atribuídos de acordo com a transparência e o monitoramento conferidos pela empresa às doações por ela realizadas.  

Além disso, nesta edição do Pró-Ética, o Relatório de Perfil e o Questionário de Avaliação passaram por aprimoramentos para deixar as perguntas mais claras e detalhadas, o que otimiza tanto o entendimento da empresa como o processo de avaliação. Além disso, as alterações do Questionário de Avaliação fizeram com que o próprio questionário sirva como um roteiro para auxiliar as empresas na implementação de um programa de integridade, o que reforça o papel de fomento do projeto.  

Pontuação-requisitos.png

As mudanças consideraram as informações consolidadas no relatório de balanço das avaliações realizadas na última edição (2018-2019). O documento contém os principais pontos positivos e negativos verificados nas avaliações e apresenta os desafios para os próximos anos. Confira a íntegra do relatório aqui  

Reconhecimento 

Um dos objetivos do Pró-Ética é conscientizar empresas sobre seu relevante papel no enfrentamento da corrupção. Ao se posicionarem afirmativamente pela prevenção e pelo combate de práticas ilegais, são reduzidos os riscos de ocorrência de fraude e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado. 

A iniciativa, criada em 2010, fomenta a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

A cada final de edição é realizado um evento para anúncio da lista de Empresas Pró-Ética. Também são valorizadas e divulgadas as melhores práticas de integridade apresentadas na edição, para incentivar a adoção dessas boas práticas por outras empresas. 

Pró-Ética 

Iniciativa pioneira na América Latina, o¿Pró-Ética¿resulta da conjugação de esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente.  

edição 2018-2019 do Pró-Ética contou com a participação de 373 empresas de todos os portes e de diversos ramos de atuação. Destas, 222 enviaram o questionário de avaliação devidamente preenchido e no prazo estipulado. Após o processo de avaliação, 26 empresas foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2018-2019. Os resultados foram divulgados durante a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade. 

CRONOGRAMA - Empresa Pró-Ética 2020-2021 

Inscrições: Até 29 janeiro de 2021 
Avaliação: Março a agosto de 2021 
Fase recursal: Setembro a outubro de 2021 
Premiação: Novembro de 2021