Pular para o conteúdo
Voltar

Previsões e desafios do mundo pós-pandemia são abordados em workshop virtual da CGE

A explanação foi conduzida pelo professor Douglas Remonatto, graduado em Filosofia pela UFMT e especialista em Filosofia Clínica
Thaís Olegário | CGE-MT

Professor Douglas Remonatto: Mundo Pós-Pandemia - Previsões e Desafios - Foto por: Ligiani Silveira - CGE/MT
Professor Douglas Remonatto: Mundo Pós-Pandemia - Previsões e Desafios
A | A

O mundo vai mudar após a pandemia dos coronavírus. Isso é fato. As pessoas estão passando por uma grande transformação em seus hábitos e comportamentos, caminhando cada vez mais rápidas. Mas para onde? Esta reflexão marcou o Workshop Virtual do Programa Viver com Qualidade, realizado nesta semana pela Controladoria Geral do Estado (CGE), por meio do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho. Com o tema “Mundo Pós-Pandemia: Previsões e Desafios”, o workshop foi transmitido ao vivo pelo canal de YouTube da CGE-MT.

Para o professor, filósofo e especialista em Filosofia Clínica Douglas Remonatto, entender que mundo se forma pós-pandemia do coronavírus é importante para preparar a sociedade para o que vem por aí. A pandemia vem acentuando o medo e a ansiedade nas pessoas e também tem estimulado novos hábitos. Diante dessa perspectiva, são muitos questionamentos durante esse período que permitem algumas considerações, de acordo com o professor.

“Estamos caminhando cada vez mais rápidos, uma mudança até meio que abrupta, mas será que para melhor? A pandemia revelou não só para o Brasil mas também para o mundo a fragilidade do sistema político e econômico e do controle de grandes epidemias na saúde pública. Da mesma forma, evidenciou a fragilidade estrutural, a precariedade nos serviços públicos. Igualmente a falta de oportunidade que emerge da mesma tese, desigualdade interpessoal, salarial, regional e funcional. Por essa razão, é preciso corrigir essa falta de acesso à educação, à terra e à formação”, disse o palestrante.

Para o professor de Filosofia, a pandemia, que já se tornou uma das maiores crises da história da humanidade, com mais 1 milhão de mortes no mundo, está remodelando a forma como o ser humano se relaciona com tudo a sua volta. “Vamos nos tornar mais humanos e sensíveis à dor alheia? Seremos mais cautelosos? Quais habilidades nossos líderes devem ter? Vamos descobrir novos caminhos para a educação? Vamos compreender nossa relação com a natureza? Saberemos lidar conosco mesmos e com o outro? Esse é um exercício para tentar enxergar o que o futuro nos reserva, porque já sabemos que a situação é crítica, o aumento da desigualdade social está aí e que essa crise global trará incontáveis impactos negativos”, pontuou.

Contudo, também podem surgir oportunidades, criar novas narrativas para o conceito de humanidade. Com base em estudos e prognósticos de especialistas, o professor destacou que algumas tendências para o mundo pós-pandemia são: mudança de valores e crenças, redução do consumo, reconfiguração dos espaços de comércio, telemedicina e automatização.

O intuito da live foi instigar os servidores da CGE à reflexão sobre os possíveis cenários que acometerão a humanidade para que a adaptação seja a mais estável possível.

Apesar de ter sido direcionado aos servidores da Controladoria e das Unidades Setoriais, o workshop on-line está disponível no canal de YouTube da Controladoria para quem tiver interesse no tema. Clique AQUI para assistir.

Série de lives

O encontro foi o terceiro e último deste ano voltado à promoção do bem-estar, da motivação e de relacionamentos interpessoais saudáveis no ambiente de trabalho mediante reflexões com fundamentos filosóficos.

No primeiro worshop da série, o tema foi “Uma Vida Boa é Uma Vida Ética”. No segundo, “Afastamento de Si Mesmo – A Vida como Mero Jogo de Imitações”.

Viver com Qualidade

Lançado em novembro de 2018 em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o "Programa Viver com Qualidade" objetiva melhorar o ambiente de trabalho, a saúde e a qualidade de vida dos servidores da CGE-MT.