Pular para o conteúdo
Voltar

Controlador-geral participa de reunião do Conselho Nacional

37ª Reunião Técnica do Conaci foi realizada de forma online nesta terça-feira (30.03)
Ligiani Silveira | CGE-MT

Titular da CGE-MT, Emerson Hideki Hayashida, na 37ª RT do Conaci - Foto por: Ligiani Silveira - CGE/MT
Titular da CGE-MT, Emerson Hideki Hayashida, na 37ª RT do Conaci
A | A

O secretário-controlador geral de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida, participou nesta terça-feira (30.03) da 37ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada de forma online.

Mesmo em tempos de pandemia, o titular da CGE-MT prioriza a participação nos eventos do colegiado. “Os encontros do Conaci são uma oportunidade de aprendizado, troca de conhecimentos e boas práticas para o fortalecimento e a melhoria do controle interno da gestão pública no país”, observa.

Na edição realizada nesta terça-feira, um dos destaques foi o “Infográfico Jornada do Auditor Interno Governamental”, elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU). O infográfico traz as etapas da auditoria interna, do planejamento, passando pela execução e elaboração do relatório (comunicação ao auditado) até o monitoramento das recomendações, com base em gerenciamento de riscos.

SFC lança o infográfico Jornada do Auditor Interno Governamental

A apresentação coube aos auditores da CGU, Sérgio Filgueiras de Paula e Tiago Chaves Oliveira, os quais pontuaram que o infográfico foi desenhado na perspectiva atual de que o controle interno deve adicionar valor às organizações auditadas, ou seja, contribuir para que as instituições públicas atinjam seus objetivos e entreguem melhores serviços à população.

Outros destaques do encontro foram as apresentações de boas práticas nacionais e internacionais de controle interno no contexto da pandemia do coronavírus, bem como da proposta de trabalho entre a organização não-governamental Transparência Internacional e o Conaci para fortalecimento do controle do meio ambiente, uso da terra e infraestrutura da Amazônia.  

A 37ª Reunião Técnica do Conaci foi a primeira de 2021.  O colegiado se reúne a cada três meses. A CGE-MT foi um dos estados-fundadores do Conaci, no ano de 2007.