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Você Faz a Diferença: um novo conceito de serviço público mato-grossense

Você Faz a Diferença: um novo conceito de serviço público mato-grossense
CRISTIANE LAURA DE SOUZA

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Ligiani Silveira - Assessoria/AGE-MT
Cristiane Laura de Souza

Máximo Gorki, escritor russo, disse que o homem que liga o seu destino ao destino de seu povo está vivo. Então, como não ligar o destino dos órgãos da Administração Pública às necessidades de atendimento aos seus cidadãos?

É nesse intuito, o de promover a melhoria da qualidade do serviço público, que no próximo dia 03 de abril de 2013 será lançado o Programa de Controle Disciplinar do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso para orientar os Servidores Públicos sobre os seus deveres e proibições.

O objetivo do programa não é propor mudanças radicais ou impor metas inatingíveis, mas convidar a você, Servidor Público do Estado de Mato Grosso, a encampar conosco essa empreitada de entregar para a sociedade o seu melhor.

Promover um ambiente de trabalho saudável, prestar seu serviço com eficiência não nos requer grandes sacrifícios, aliás, pode ser recompensador.

Zelar pelo patrimônio público, como muito bem explicitado em nosso código de ética, é valorizar os esforços de todos os cidadãos que envidaram tempo, inteligência e seu vigor físico para a constituição do bem coletivo.

Praticar pequenos atos diários como a cortesia, a pontualidade, a assiduidade e a presteza, inserir em nossas rotinas hábitos que provoquem mudanças certamente fazem a diferença no ambiente em que trabalhamos.

A sociedade está visivelmente mudando o seu senso de ética, e comportamentos antes tolerados atualmente sequer são toleráveis, e a Administração Pública tem o dever de seguir o seu curso, já que a sua função é gerir os recursos públicos de tal forma a manter a paz social por meio de serviços essenciais aos cidadãos de seu território.

Não são poucos os servidores que exercem suas funções com dedicação. Não são poucos os que acreditam e estabelecem metas para promover a melhoria das atividades de suas unidades. Não são poucos os que buscam, por meio de seu labor diário, colaborar para a construção de um mundo melhor.

Buscar a eficiência, a qualidade do serviço público não é privilégio de poucos, mas dever de todos os que trabalham na Administração Pública, pois como cidadãos-servidores, ora estamos atrás do balcão, ora à sua frente.

O serviço público, principalmente após a Constituição Federal de 1988, que prevê como inerente a ele o princípio da eficiência, passou a ganhar nova roupagem depois de diversas tentativas na história de nosso país pela busca da desburocratização. E agora, no ano de 2013, o Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, de forma pioneira, lança o Programa: Você Faz a Diferença, com a intenção de conferir à sua Administração qualidade e eficiência por meio da prevenção e orientação.

No cronograma do citado programa, há material para distribuição e a realização de oficinas nos órgãos e nas entidades, nas quais os servidores terão a oportunidade de relembrar os seus deveres e proibições, tirar dúvidas e trocar experiências, além de se aproximarem dos colegas que trabalham na área de controle da disciplina.

Mas, para que o Programa e as suas metas sejam alcançadas, caros colegas, é necessária a participação de todos, aliás, mais que isso: precisamos que acreditem na possibilidade de mudanças.

Prestar serviços de qualidade aos cidadãos é a nossa meta. Acredite conosco Servidor Público do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

Acreditar faz a diferença, sua atitude faz a diferença, VOCÊ faz a diferença, afinal, como sabiamente disse Fernando Pessoa: tudo vale a pena quando a alma não é pequena!

*Cristiane Laura de Souza é secretária-adjunta da Corregedoria Geral do Estado de Mato Grosso, unidade administrativa da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT). E-mail: cristianesouza@auditoria.mt.gov.br